Monday, July 04, 2011

SEGUNDO GRANDE FESTIVAL DE MANOLITA

Em 2006 me pediram uma pesquisa sobre a canção "Manolita" de Leo Daniderff e resolvi compartilhar o resultado aqui no blog. Três anos depois, a pedido do Centro de Memória do Circo, fiz uma pesquisa sobre música e circo - que acabou se revelando a primeira de grande porte em todo o mundo - e descobri que "Manolita" tem tudo a ver com circo, visto que fez sucesso por ser cantada nos picadeiros, começando pelo palhaço-cantor Eduardo das Neves, autor da versão em português mais conhecida. Dessa pesquisa resultou uma nova leva de Manolitas.

Vicente Celestino, nosso emérito tenor punk, mestre brasileiro do dramalhão musical, também gravou "Manolita" em 1943, mas fez sua própria versão em português. E o sucesso de "Manolita" não passou despercebido pelo bom humor. A valsa teve pelo menos duas paródias lançadas em disco, por Alvarenga e Ranchinho e Zé Fidélis - sim, ambas lançadas em 1943, mas quinze anos depois Zé Fidélis gravou nova versão revisada em seu primeiro LP, Zé Fidélis E Suas Paródias (também o primeiro LP brasileiro de humor!). 


Sobre a gravação de Alvarenga e Ranchinho, recomendo ler este  texto.

E a gravação mais recente que conheço de "Manolita" é de um LP de 1969, no estilo "pilantragem", com uma Bandinha Pilantra menos misteriosa que as cantoras francesas de 1910/11, pois inclui o maestro Ivan Paulo e, no coral, Edgard Gianullo e Noriel Vilela, além de aludir aos Velhinhos Transviados (e à "Ventania" de Geraldo Vandré!) no título do disco, Macropíla - De Como Uns Velhinhos Perderam O Cavalo E Passaram A Andar De Fusca.

Todas as gravações citadas de "Manolita" podem ser conferidas aqui.

Para terminar (enquanto não aparecerem novas ou velhas gravações de "Manolita", é claro), direi que, ao menos para mim, a melodia do refrão ("alza, alza, Manolita...") me lembra a de "La Violetera" ("Llevelo usted señorito...") de José Padilla, outra canção sobre a qual me solicitaram pesquisa e que merece mais "festivais" destes; aqui está o primeiro.

Labels: , , , , ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home